O projeto básico e o projeto executivo constituem as principais etapas do planejamento de uma obra.

Por isso, a Sondotécnica elabora projetos ultradetalhados, onde são especificados item a item todo o projeto, para que a obra possa ser desenvolvida com fluidez, economia, assertividade e dentro do cronograma.

No Projeto Básico são definidos etapas, elementos e serviços que deverão compor a obra. Ele deve conter, entre outros aspectos, a planta baixa do empreendimento, coberturas, fachadas, além dos projetos de fundação, estrutura, instalações elétricas, hidráulicas e paisagismo.

É a partir destas atividades que é possível identificar os serviços que serão contratados e, também, as melhores técnicas a serem adotadas, como os métodos construtivos e instalações provisórias — canteiro de obra.

Ou seja, o projeto básico compõe os processos base para a elaboração de todo o resto de uma obra, que são essenciais para a realização dos cálculos de custos e montagem dos cronogramas de execução. Ele é um esboço do que será feito, e deve ser realizado anteriormente ao executivo.

Já o Projeto Executivo é a etapa em que todos os elementos para a execução da obra são detalhados. Portanto, é fundamental seguir o que já foi planejado no projeto básico. Além disso, é imprescindível cumprir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em resumo, o projeto executivo deve pormenorizar todas as informações que guiarão a obra. Isto inclui plantas detalhadas, cronogramas, orçamentos, listas de fornecedores, especificações técnicas, entre outros.

É fundamental que todos estes aspectos sejam observados com atenção, principalmente em obras que envolvem licitações públicas ou privadas.

Compartilhe!

Envie uma mensagem

Quero falar sobre meu projeto!

Transporte Saneamento Indústria Habitação Urbanização Energia Meio Ambiente Irrigação Outro segmento