Apresentação

O SMS (Sondotécnica Management System) é o mais moderno e completo sistema de gerenciamento de obras do Brasil.

Desenvolvido a partir de décadas de experiência e com base nas tendências do setor de engenharia no cenário internacional, ele engloba:

– Controle de medições
– Dashboard gerencial
– Câmeras ao vivo
– Gráficos e relatórios
– Geolocalização com mapas
– Acesso seguro e segmentado

Confira mais a seguir.

Campo

Produttivo

Pensado para o dia a dia do corpo técnico, o Produttivo é um software/app que traz agilidade e foco na execução dos serviços.

Ele permite montar facilmente o roteiro de trabalho para ordens de serviço, relatórios fotográficos, relatórios técnicos e outros.

Nele o colaborador recebe o planejamento dos serviços com suas instruções via email e o acompanhamento é feito em tempo real.

Os relatórios são inteligentes, padronizados, seguem a identidade da sua empresa e são gerados automaticamente a partir dos formulários e checklists preenchidos pelo corpo técnico.

Com isso, você consegue ter um histórico centralizado, organizado e com acesso rápido, eliminando o trabalho de digitalização e confecção dos relatórios.

O app permite que você gere estudos sobre as não conformidades, crie planos de ação e acompanhe o andamento, além de fazer análises por processo, cliente e/ou período para garantir a melhoria contínua.

O aplicativo funciona offline e coleta evidências fotográficas, assinaturas digitais e localização GPS. Disponível para Android e iOS.

Câmera de Monitoramento em Obras

O acompanhamento em tempo real das obras por meio de uma rede de câmeras, além de ampliar o fator de segurança, é também uma forma moderna e ágil de gerenciar o andamento do projeto.

Por meio delas, os diretores e equipes de engenharia conseguem detectar oportunidades de melhoria e antecipar soluções de possíveis problemas, otimizando ainda mais o projeto e reduzindo custos.

A câmeras possuem excelente resolução, proporcionando nitidez em todos os detalhes, e são instaladas em pontos estratégicos e em uma altura para que seja coberto todo o canteiro de obra.

Principais características:

– Desenvolvida para resistir a intempéries e ambientes hostis
– Fixação em poste telescópico com altura de até 12 metros
– Alimentação 110 / 220v ou Solar
– Visualização em tempo real em computadores ou dispositivos móveis
– Imagens armazenadas em nuvem
– Resolução Ultra HD 4K
– Solução 100% autônoma – energia e transmissão de imagens e dados.

Drone

A aplicação de drones em projetos de engenharia e infraestrutura está revolucionando o setor. A Sondotécnica foi uma das pioneiras no Brasil no uso desta tecnologia, que proporciona diversas possibilidades que, até então, eram restritas ou inviáveis em função do elevado custo, que envolvia a locação de helicópteros, câmeras profissionais e muito mais.

O uso de drones é um apoio poderoso durante a execução da obra com a geração do modelo 3D fiel da construção. Ao importar os dados do projeto da construção e cruzar com o modelo obtido através de imagens aéreas, é possível acompanhar o desenvolvimento das atividades de acordo com o cronograma e também checar a acurácia da obra.

É possível usá-los para Mapeamento, Fotogrametria (captando imagens bidimensionais ou 3D) e Topografia, podendo sobrevoar e captar grandes áreas e terrenos com extrema qualidade e gama de detalhes.

Serviços com utilização de Drone para coleta de informações de campo:

– Captações periódicas para os relatórios de avanço físico de obras;
– Inspeções visuais em estruturas;

Levantamento topográfico com utilização de Drone:

– Locação de pontos de controle para garantir a precisão e realizar o georreferenciamento;
– Planejamento de vôo e realização do levantamento;
– Processamento das imagens e geração da nuvem de pontos;
– Processamento das imagens e geração de ortomosaico – GSD 1,75cm;
– Vetorização 2D sobre nuvem de pontos;
– Desenho técnico gerado.

Scanner a laser

O levantamento topográfico com laser proporciona tal precisão que é capaz de mostrar as elevações e todo o posicionamento geográfico da área que foi escaneada.

Os feixes emitidos determinam os ângulos e as posições atualizadas, resultando em um levantamento topográfico completo.

Sua utilização reduz consideravelmente o tempo de resposta e permite a captura de informação topográfica em lugares inacessíveis.

É um equipamento tecnológico relevante principalmente para a construção de obras em áreas extensas e com diversos desníveis.

Também é usado no monitoramento de escavações; extração de volume de objetos e até a localização de equipamentos no canteiro de obras.

Melhor que todas essas funções, é interessante pensar que a captura de realidade e suas informações podem ser utilizadas em um modelo BIM, com um leque de possibilidades que fazem diferença em qualquer projeto.

Levantamento de Topografia com Apoio de RPA

Levantamento topográfico é o processo que visa obter informações da topografia de um terreno, com objetivo de elaborar uma representação gráfica que descreva fielmente o modelo desse terreno.

Essa representação deve apresentar uma série de informações, como curvas de nível, bem como em que pontos existem construções, árvores, aterros, taludes, entre outros.

Por meio de uso de RPAs (aeronave remotamente pilotada), popularmente conhecidas como drones, a Sondotécnica realiza este levantamento com uma série de vantagens, como por exemplo:

– Imagens de alta qualidade
– Menor prazo
– Menor custo
– Alcance a lugares de difícil acesso
– Alta precisão

Planejamento / Gerenciamento

O projeto de uma obra é algo complexo, que necessita de atividades compostas, desenvolvidas e executadas por profissionais experientes na área de construção civil, responsáveis por administrar diversas questões, como prazos, qualidade, riscos e custos.

Um bom gerenciamento e planejamento devem apresentar garantias e alternativas para as atividades que estão sendo desenvolvidas e executadas durante a obra, proporcionando o aproveitamento integral de materiais e mão de obra, sem desperdícios, perdas desnecessárias e evitando eventuais retrabalhos.

A Sondotécnica conta com equipes altamente especializadas, que juntas fazem um trabalho integrado e qualificado, transformando dados brutos em inteligência estratégica lapidada.

Tudo começa com as equipes de campo, que fazem a coleta preliminares de dados, como topografia, características do terreno, etc

Depois, a equipe de gerenciamento e planejamento entra em cena para fazer o tratamento desses dados, que consiste em analisar os itens obtidos incluindo outras variáveis, como a questão de investimento, cronograma, etc.

Após a consolidação das informações para a tomada de decisões, a equipe de tecnologia da informação faz a disponibilização deste conteúdo para todos os envolvidos no projeto, para que a obra tenha continuidade.

Produtos Finais (SAAM)

O SAAM é um Sistema para Análise, Acompanhamento e Monitoramento de projetos de engenharia e arquitetura, voltado para a exposição e compartilhamento do progresso de obras em tempo real.

Com ele é possível acompanhar em tempo real os progressos físico e financeiro de seus contratos, confrontando o previsto com o que foi realizado.

É possível alimentá-lo de qualquer dispositivo conectado na internet, com informações relevantes, progressos, fotos e documentos.

É uma ferramenta que integra múltiplas informações e materiais, disponibilizando itens diferentes para usuários distintos, com autonomia, segurança e transparência.

A integração entre SAAM e seu App proporciona resultados fantásticos, um pacote completo para gerenciamento e supervisão de todos os tipos de obras, sejam de reurbanização, transporte, energia, irrigação, etc.

Entre os itens oferecidos aos nossos clientes estão:

– Relatórios;
– Vídeo Relatório Drone;
– Controle de Medição;
– Nuvem de Pontos;
– BIM;
– Time-lapse;
– Fotos;
– Câmeras ao Vivo.

Conheça mais do SAAM acessando o seu website

BIM – Building Information Modeling

Cada vez mais presente no setor da construção civil, principalmente por sua capacidade de solucionar problemas como a gestão de projetos e a compatibilização entre eles.

Pioneira no uso do BIM no Brasil (com o projeto da BR 116), a Sondotécnica consegue criar, através de softwares baseados no BIM, um modelo 3D detalhado da obra, muito mais minucioso e próximo do resultado final do que os protótipos 2D ou mesmo modelos que só possuem meros dados visuais em 3D.

Quero conhecer mais

Sondotécnica Research Center

Para dar suporte a toda sua área de serviços, a Sondotécnica possui uma Unidade de Informação Tecnológica para apoio às pesquisas, estudos e desenvolvimento de projetos.

Através de uma segura e organizada base de dados, todas as informações podem ser consultadas por nossos profissionais através da rede da empresa ou via internet.

Quero conhecer mais

Equipe Especializada

O segredo da liderança da Sondotécnica está em uma equipe altamente especializada.

Contamos com profissionais que aliam formação acadêmica em instituições de prestígio (inclusive internacionais) com ampla experiência de mercado, já tendo atuado em obras de grandes dimensões no Brasil e também no exterior.

Quero conhecer mais