A Empresa

Uma indústria de ideias a serviço do progresso.

Liderança. Confiança. Expertise.

Fundada em 1954 com o objetivo de atuar nas áreas de investigação e sondagem de solo, a Sondotécnica é hoje líder em consultoria de engenharia no Brasil, com mais de 3 mil projetos executados e 400 clientes atendidos.

Com o forte investimento em pesquisas, treinamentos e qualificação, a Sondotécnica foi, ao longo do tempo, ampliando sua gama de serviços, passando a oferecer estudos de barragens e consultoria para a construção de hidrelétricas.

Sempre com o objetivo de ser uma indústria de ideias a serviço do progresso, a Sondotécnica também se especializou no segmento de estruturas, o que lhe permitiu elaborar projetos estruturais dos mais variados fins, de edifícios a pontes, de portos a complexos industriais.

Pioneira nas áreas de Hidrologia, Oceanografia e Transporte de Sedimentos, a empresa executou ao longo de sua história inúmeros projetos envolvendo gerenciamento, supervisão, realização de planos diretores, estudos estratégicos e viabilidade.

Hoje, a Sondotécnica oferece sua expertise para empreendimentos nos setores de:
Transporte
Saneamento
Habitação
Urbanização
Energia
Indústria
Meio Ambiente
Irrigação

Entre os serviços oferecidos, estão:
– Estudos preliminares
– Planos diretores
– Estudos de viabilidade
– Projetos básicos e executivos
– Supervisão de execuções
– Gerenciamento de projetos e de obras
– Modelagem de privatizações e concessões
– Elaboração e coordenação de estudos ambientais e apoio técnico na obtenção das licenças necessárias à implantação e operação de empreendimentos
– Inspeção de fabricação, especificação técnica, montagem de estruturas
– Testes pré-operacionais e comissionamento
– Assessoria técnica e supervisão de construções

Conheça Nossa História

Diferenciais

Tudo isso levou a Sondotécnica à liderança em consultoria de engenharia no Brasil. Os mais de 3 mil projetos executados estão avaliados em cerca de US$ 500 bilhões.

Juntos, nossos projetos totalizam 25 mil km de rodovias, 3,2 mil km de ferrovias, 120 empreendimentos portuários, 3,5 mil MW de usinas hidrelétricas, 150 milhões de m³ em barragens, 15 milhões de hectares de áreas irrigadas, 60 estações elevatórias, 2,5 mil km de redes coletoras e 700 km de adutoras.

Nossa presença é global, tendo desenvolvido projetos em mais de 20 países, como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Panamá, El Salvador, Guatemala, República Dominicana, Haiti, México, Senegal, Nigéria, Gana, Guiné Equatorial, Congo, Angola e Iraque.

Temos 4 escritórios (3 no Brasil e 1 na Argentina). Nossa equipe é formada por mais de 250 colaboradores, incluindo engenheiros, arquitetos, geólogos, economistas, técnicos, projetistas, cadistas e administrativos.

Desde 2007, a Sondotécnica é uma empresa de capital aberto com ações negociadas na Bovespa.

Jaime Rotstein

Nosso Fundador

Jaime Rotstein: uma história de trabalho e serviços ao Brasil.

Jaime Rotstein fundou a Sondotécnica em 1954. O que poderia ser apenas a trajetória comum de um empresário bem-sucedido tornou-se um exemplo de dedicação, colaboração e trabalho em defesa do progresso de nosso país.

Sua família veio da Polônia para o Brasil na década de 1920. Com seu pai aprendeu a valorizar a importância do trabalho desde cedo. Aos 11 anos começou a trabalhar, não apenas para ajudar nas despesas de casa, mas também por possuir um forte espírito empreendedor.

Sua mãe também foi figura decisiva em sua vida. Com grande visão e capacidade de prever as áreas de maior crescimento no futuro, orientou o filho a fazer uma escolha entre dois mercados: engenharia ou química.

Jaime optou pela primeira, e em pouco tempo já ingressava na Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro. Aluno de destaque, chamou a atenção de professores e importantes profissionais do mercado de engenharia.

Com apenas 25 anos de idade fundou a Sondotécnica.

Desse momento em diante, seria construída não apenas uma carreira de sucesso, como também uma trajetória de vida repleta de realizações profissionais e cívicas.

Assumiu posições de liderança em assuntos vitais para os interesses do Brasil, como a Campanha de Defesa de Engenharia (a qual resultou no decreto 64.345 de 10/04/1969) que fundamentou a categoria.

Criou a Associação Brasileira de Engenharia e Saneamento, que se transformou na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES, recebendo o título de Patrono da Memória da Engenharia Sanitária e Ambiental, em 1999.

Teve destacada atuação na defesa do uso intensivo do álcool combustível, recebendo em 1983 o título de Pioneiro do Álcool Carburante, conferido pelo Instituto de Engenharia de São Paulo.

Em 1986, foi nomeado pelo então presidente da República, José Sarney, para a Comissão Nacional de Energia, por notório saber e ilibada reputação.

Em 1999, foi eleito para o Conselho de Administração da Petrobras e da BR Distribuidora e neste mesmo ano integrou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro.

Em 2011 recebeu o prêmio de Eminente Engenheiro, concedido pelo Clube da Engenharia.

Além de uma destacada vida empresarial e pública, Jaime Rotstein participou de dezenas de conferências, mesas-redondas e programas de TV no Brasil e no Exterior. Escreveu diversos artigos e publicou 16 livros que podem sintetizar grande parte de suas ideias e de sua filosofia.

Trabalhou todos os dias, de forma intensa e vigorosa, em prol do progresso do Brasil, até seu falecimento, em 2019, aos 91 anos.

Seus ensinamentos e valores continuam vivos até hoje e norteiam o caminho da Sondotécnica rumo ao futuro.

O progresso não pode parar.

Por isso, todos os dias, com suor e inteligência, viadutos, escolas, hospitais, conjuntos habitacionais, aeroportos, indústrias, estradas, portos, parques são construídos.

O suor é resultado do trabalho árduo, de quem conhece canteiros de obras como a palma da mão.

A inteligência é o saber fazer com o máximo de qualidade e eficiência, fruto de uma especialização adquirida ao longo de décadas.

Da pedra fundamental à fita inaugural, a Sondotécnica está ao seu lado.

Oferecemos consultoria estratégica em engenharia para garantir que empreendimentos sejam entregues com resultados fantásticos.

Somos uma empresa genuinamente brasileira, que acredita e trabalha para um futuro melhor.

Somos o parceiro certo para o progresso da sua empresa.

Somos a Sondotécnica.

Missão

Ser a melhor empresa de ideias e inteligência a serviço do progresso.

Visão

Existimos para construir um mundo melhor.

Um mundo mais próspero, baseado em convicções sólidas, no respeito, na igualdade, na liberdade e no trabalho. Queremos um mundo mais justo, onde todos tenham qualidade de vida e condições iguais para concretizarem seus sonhos.

Valores

Credibilidade

Projeto dado é projeto cumprido.

Qualidade

Entregar sempre algo a mais do que o esperado.

Presença

Estamos ao lado de nossos clientes em todas as etapas do projeto.

Brasilidade

Orgulho de ser uma empresa 100% brasileira.

Solidez

Sempre firmes e fortes em defesa de nossos valores e ideias.

Resiliência

Para transformar dificuldades em oportunidades.

Política de Gestão e Certificação

O que diferencia uma empresa em seu segmento é a sua forma de atuar.

O segredo do sucesso de uma empresa está na gestão. E não apenas na gestão de um departamento. É necessário ter excelência na gestão como um todo.

De forma integrada, colaborativa e estratégica, focada em resultados e no desenvolvimento sustentável, a gestão é a pedra fundamental para a construção de uma empresa sólida, confiável, progressista.

Ciente dessa responsabilidade, a Sondotécnica vem aprimorando seus processos operacionais focando nas melhores práticas mundiais e metodologias certificadas internacionalmente.

A Sondotécnica possui certificação para atuação em serviços de Consultoria e Projetos de Engenharia, Gerenciamento de Empreendimentos, Supervisão e Fiscalização de Obras pelas normas:
– ISO 9001:2015 (Gestão de Qualidade)
– ISO-14001:2015 (Gestão Ambiental) e
– OHSAS-18001:2007 (Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional)

A Sondotécnica é certificada pela DNV-GL, cuja acreditação é feita pelo RvA, organismos que atuam em nível internacional. A acreditação pela RvA assegura a competência do órgão certificador, atestando que o mesmo está conforme com os requisitos existentes.

Política do SGI

Somos uma empresa brasileira de Consultoria e Projetos de Engenharia, e estamos comprometidos com:

  • a melhoria contínua de nossos serviços para aumentar a satisfação de nossos clientes, atendendo os compromissos acordados, desenvolvendo atividades com alto padrão de qualidade e provendo recursos para a capacitação de nossos colaboradores;
  • a conservação do meio ambiente para a atual e as futuras gerações, prevenindo o impacto ambiental de nossas atividades, produtos e serviços;
  • estimular a consulta e participação dos colaboradores no processo de gestão da saúde e segurança, provendo locais de trabalho saudáveis e seguros, e reduzindo os riscos através de ações que privilegiem a eliminação de perigos do trabalho;
  • a legislação e outros requisitos aplicáveis pertinentes às partes interessadas.

Esse sistema funciona como uma ferramenta de gestão e melhoria contínua, visando atender satisfatoriamente aos requisitos especificados por cada cliente e comprometer-se com a preservação do meio ambiente e com a segurança e a saúde de seus colaboradores.

Além disso, para atender às expectativas do mercado, o crescimento de negócios e alcançar níveis cada vez mais elevados de desempenho e competitividade, a Sondotécnica tem como parte de sua rotina operacional um constante trabalho em pesquisa e tecnologia, com o objetivo de melhorar ainda mais os seus serviços e oferecer soluções inovadoras aos seus clientes.