Foi com entusiasmo que conversamos com Cecília Rezende para a série de entrevistas com profissionais que fazem parte da história da Sondotécnica. Cecília é engenheira e gerente de projetos, atualmente em sua segunda passagem pela empresa. Desde 1996, tem liderado equipes em grandes empreendimentos no Brasil e no exterior.

Como foi o início da sua carreira na Sondotécnica?

Comecei na Sondotécnica em 1982, como estagiária. Em dezembro de 1983, me formei e fui efetivada como engenheira, permanecendo até meados de 1985. Retornei em janeiro de 1996 como gerente de projetos e estou até hoje na gestão e desenvolvimento de projetos industriais, rodoferroviários, metrôs, aeroportos, na área nuclear, de infraestrutura e multidisciplinares.

Pode nos contar um pouco da sua formação profissional?

Sempre convivi com muitos engenheiros desde novinha (pai, avô, bisavô, irmão, tios e meu marido). Para mim, é natural, sem dificuldades. Sempre gostei da área de Exatas e Matemática. Concluí Engenharia Civil na UFRJ em 1983 e fiz o mestrado em Recursos Hídricos, da Engenharia Civil na COPPE, entre 1983 e 1987.

Você trabalhou em Angola durante um período bélico. Como você e sua equipe lidavam com isso? E quanto tempo passou no país?

Elaboramos muitos projetos para Angola, desde antes do ano 2000 até 2016. Nos primeiros anos, antes do fim da guerra civil em 2002, em plena guerrilha da UNITA, não podíamos fazer sobrevoos para os aerolevantamentos, pois os aviões eram abatidos. Isso restringia os levantamentos de campo e os levantamentos topográficos, pois as áreas eram todas minadas. Era difícil, mas nosso time da Sondotécnica é corajoso e adora desafios. Muitos foram várias vezes para Angola, para diversas províncias. Eu ficava mais no escritório, na elaboração e coordenação dos projetos. Estive em Angola, em Luanda, por uma semana. Realmente uma experiência inesquecível. A pobreza lá é marcante.

Como a experiência de trabalhar com essas tecnologias em Angola influenciou os projetos futuros da Sondotécnica?

Com as dificuldades para os levantamentos de campo, viramos referência em estudos via imagem de satélite de alta resolução. A Sondotécnica foi vanguarda nos estudos conceituais e anteprojetos desenvolvidos com base nas imagens de satélite de alta resolução, se destacando na consultoria de engenharia no Brasil e internacionalmente.

Quais foram os marcos ou projetos mais significativos em que o departamento de Desenvolvimento de Projetos atuou e que você acha válido compartilhar?

Foram muitos projetos interessantes. O meu projeto atual é o Projeto Executivo Civil Complementar da Usina Nuclear de Angra 3, para a Eletronuclear. É bastante complexo e multidisciplinar, um desafio que o time da Sondotécnica gosta muito.

Outros projetos notáveis incluem:

  • A Planta de Regaseificação de gás natural liquefeito em Imperatriz, Maranhão, para a Eneva/Suzano;
  • As 10 Praças de Pedágio para a EcoRioMinas (Grupo EcoRodovias);
  • O Projeto da Ampliação do Metrô São Joaquim em São Paulo para a CMSP;
  • O Projeto do Aeroporto de Boa Vista, em Roraima, para a VINCI;
  • Inúmeros projetos de infraestrutura para o Porto do Açu;
  • Projetos diversos de segregação das linhas férreas, incluindo passarelas, fechamentos, passagens de nível para a Supervia;
  • O Projeto Executivo da Unidade de Armazenamento a Seco (UAS) de combustível nuclear usado, incluindo todas as infraestruturas da UAS, na Usina Nuclear de Angra, para a Eletronuclear;
  • Muitos projetos de infraestrutura em Angola;
  • Projetos de aproveitamentos hidroagrícolas em Moçambique e Venezuela;
  • O Projeto Executivo do Lote E da Transposição do São Francisco – Ramal do Agreste;
  • O Projeto Executivo das infraestruturas do Porto do Pecém para a SEINFRA/CE;
  • O Projeto Executivo e Supervisão das Obras da Adutora do Oeste – Pernambuco e Piauí;
  • Muitos projetos de irrigação e drenagem no Brasil e no exterior também se destacam.

Gostaria de deixar um recado para as pessoas que estão começando agora na empresa, ou que têm vontade de trabalhar na Sondotécnica?

A Sondotécnica é uma empresa de consultoria completa e multidisciplinar, com equipes de excelente nível técnico, prontas para ensinar. Além de primar pela qualidade e satisfação do cliente e dos colaboradores, trabalhamos sempre inovando e nos destacando no que há de mais atual em tecnologia, utilizando os mais modernos softwares em cada disciplina. Os trabalhos são desenvolvidos em BIM. Este ano, recebemos, inclusive, uma menção honrosa por um projeto de engenharia utilizando essa tecnologia, no BIM Fórum Brasil. Quem tiver vontade de trabalhar bastante, em um ambiente maravilhoso, de excelente nível técnico e queira aprender muito, pode vir!

 


Categorias:
Compartilhe!