Os geólogos se dedicam à compreensão da origem, composição, processos e evolução do nosso planeta através da minuciosa análise das rochas. Além da pesquisa, eles também analisam os impactos ambientais provocados tanto pela atividade humana quanto pelas forças naturais, desempenhando um papel crucial na compreensão e preservação do meio ambiente.

Uma especialização com tamanha importância e responsabilidade merece ser lembrada e celebrada. O Dia do Geólogo é comemorado no Brasil em 30 de maio, uma referência à aprovação da Lei 4.076 de 30/05/1962, que regulamenta a profissão.

A Sondotécnica conversou com o geólogo da companhia, Luis Diego Moraes, que compartilhou insights, relatos de projetos e sua visão sobre o futuro da Geologia. Acompanhe a seguir a entrevista completa.

Dificilmente veremos uma criança falar que quer ser geóloga. Daí a nossa curiosidade: quando e como você se interessou pela área?

O exemplo veio de casa. Meu tio caçula entrou para a faculdade de Geografia quando eu tinha cerca de 12 anos de idade e, como morávamos na mesma casa, então, uma vez vi os trabalhos dele sobre os vulcões, as placas tectônicas, os processos de formação das rochas, etc. Pronto! A chama geológica da curiosidade se acendeu e, dali para frente, fui descobrindo e me interessando cada vez mais pela área.

Como é um dia típico de trabalho para você como geólogo na Sondotécnica?

Como geólogo na Sondotécnica, podemos dividir o dia típico de trabalho em dois: os dias de trabalho no campo e os dias de trabalho no escritório.

Em campo, o dia começa cedo, pois a luz do sol é fundamental para o trabalho do geólogo. Precisamos dela para investigar e identificar as formações rochosas, entre outros aspectos geológicos e demandas de interesse do projeto, que só conseguimos obter durante o dia.

Já no escritório, além dos dados obtidos em campo, que são tratados e organizados de forma a atender as especificidades dos projetos envolvidos, existem também tarefas como o levantamento bibliográfico das regiões de interesse, a interpretação de dados oriundos das equipes de sondagem para elaboração de perfis, a confecção de relatórios geológico-geotécnicos, entre outros trabalhos.

Quais são as principais áreas de atuação da Geologia nas quais você trabalha ou tem experiência?

A Geologia de Engenharia/Geotecnia de obras lineares é, atualmente, minha principal área de atuação. Porém, já trabalhei também em projetos de engenharia, mineração e de pesquisa mineral, envolvendo Geologia Econômica, Geofísica e Geotecnia.

Como ocorre a colaboração entre o geólogo e profissionais de outras disciplinas nos projetos da empresa?

O geólogo, dentro do segmento de projetos de engenharia, tem que ser o mais interdisciplinar possível, pois áreas como Geometria, Geotecnia, Drenagem, entre outras, dependem direta ou indiretamente de mapeamentos e interpretações geológicas/geotécnicas ricas em informação para gerar soluções assertivas e específicas para cada projeto.

Você já deve ter participado de diversos projetos da empresa. Qual foi o mais marcante?

Em campo, trabalhei por quase dois meses direto em um projeto de construção de diversas praças de pedágio no Centro-Oeste do país, entre Palmas (TO) e Goiânia (GO). Foi um trabalho muito dinâmico, que exigiu bastante disciplina e organização para que conseguíssemos entregar as demandas dentro do prazo. Foi uma experiência enriquecedora.

Você poderia compartilhar alguma experiência interessante ou desafiadora que vivenciou durante sua carreira como geólogo na Sondotécnica?

Cada projeto em que atuo tem suas peculiaridades e desafios. Porém, posso dizer que os mais marcantes têm sido nossos projetos no Sul do país, mais especificamente no Rio Grande do Sul. Estive no estado diversas vezes (este ano e no ano passado) e é muito triste ver a situação em que se encontra. Estamos trabalhando duro para dar todo o suporte necessário para a continuação dos projetos de infraestrutura rodoviária em que atuamos, ajudando o estado do Rio Grande do Sul a se reerguer o mais rápido possível.

Qual é a importância da sustentabilidade e preservação ambiental no trabalho de um geólogo? Como esses aspectos são considerados em projetos de engenharia?

A sustentabilidade ambiental vai além de uma simples responsabilidade. Trata-se de um acordo, um compromisso de proteger o bem-estar do nosso planeta e das gerações futuras. Em projetos de engenharia, consideramos aspectos como o equilíbrio dos ecossistemas, a conservação da biodiversidade e a responsabilidade social e econômica.

Ao considerar os aspectos supracitados, podemos avaliar de forma mais assertiva os impactos ambientais, planejar a exploração de recursos naturais e propor soluções sustentáveis, de forma que o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente andem de mãos dadas. Esta é uma das nossas principais missões aqui na Sondotécnica.

Sondotécnica – Como você enxerga o futuro da Geologia e suas aplicações na Engenharia? Existem tendências ou avanços tecnológicos que estão moldando o campo?

O futuro da Geologia e suas aplicações na Engenharia é muito promissor! Há diversas tendências e avanços tecnológicos moldando o campo. As geotecnologias, com o avanço do Sistema de Informações Geográficas (SIG), do sensoriamento remoto e da modelagem 3D – aliados à era da Modelagem da Informação da Construção (BIM) – permitem cada vez mais análises precisas e tomadas de decisão baseadas em dados geoespaciais e interdisciplinares. A meu ver, estamos entrando em uma nova era geotecnológica, onde a Geologia estará cada vez mais integrada aos projetos de engenharia.


Categorias:
Compartilhe!