A Sondotécnica é a mais nova integrante do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um ambiente de inovação dentro da instituição que tem como objetivo promover a interação entre universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e empresas.

A associação da Sondotécnica ao Parque Tecnológico da UFRJ busca gerar conexões que potencializam a transformação do conhecimento em inovação. O desenvolvimento sustentável da sociedade, um dos objetivos do programa da Universidade, é também um pilar da empresa. A companhia é líder em consultoria de engenharia no Brasil, com cerca de 3 mil projetos executados e mais de 400 clientes atendidos.

“Somos pioneiros em engenharia e infraestrutura e acreditamos que temos muito a contribuir para esse processo. Queremos também nos vincular aos projetos da UFRJ que apostam na evolução tecnológica como forma de melhoria do nosso ambiente habitado. No Parque Tecnológico, as empresas encontram infraestrutura e conhecimento especializado necessários para a superação de desafios empresariais”, acrescenta Stefania Dimitrov, gerente BIM e Inovação da Sondotécnica.

Inaugurado em 2003, o Parque Tecnológico da UFRJ abriga centros de pesquisas de empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, além de pequenas, médias e startups. O projeto realiza atividades que estimulam o relacionamento entre as organizações residentes e demais públicos de interesse. O Parque também atua visando auxiliar a ampliação do networking das companhias e estimular o empreendedorismo por meio de atividades de gestão de negócios e captação de recursos.

“Criamos o Programa Associadas para sintonizar com uma tendência irreversível: a quebra de barreiras físicas. Graças ao programa, empresas de todo o planeta podem integrar o Parque como ‘residentes virtuais’, ou seja, sem a necessidade de instalação física. A chegada da Sondotécnica certamente representa uma relação de ganha-ganha: a empresa passa a usufruir de todas as vantagens de ser nossa Associada, como, por exemplo, a solução de desafios tecnológicos a partir do conhecimento gerado na UFRJ; e nós passamos a ter em nosso ecossistema de inovação uma empresa com a expertise da Sondotécnica”, ressalta o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Vicente Ferreira.

Esse ambiente de inovação proporcionado pela UFRJ vem somar ao trabalho realizado pela Sondotécnica. Fundada em 1954 com o objetivo inicial de atuar nas áreas de investigação e sondagem de solo, a Sondotécnica foi, ao longo do tempo, ampliando sua gama de serviços. Com o forte investimento em pesquisa, treinamento e qualificação, a empresa diversificou sua área de atuação e hoje é líder em vários segmentos de infraestrutura como transporte, saneamento, urbanização, energia, indústria, meio ambiente e irrigação. Sempre focada na inovação tecnológica, a Sondotécnica é hoje referência no mercado pela utilização de soluções BIM (Building Information Modeling) e GIS (Geographic Information System) para a representação dos seus empreendimentos.

As soluções de BIM e GIS aplicadas pela Sondotécnica em empreendimentos de rodovias e de saneamentos vêm sendo reconhecidas, rendendo participação em seminários nacionais e internacionais e conquistando prêmios na área de inovação.

“Acreditamos que a parceria contribuirá para a inovação que faça diferença aos moradores das nossas cidades. Como exemplo, nós temos desafios para a criação de aplicativos móveis que possam colaborar com trabalhos em campo, até definição de critérios adequados para elaboração de projetos específicos, como os de urbanização de favela, dentre outros”, complementa Stefania Dimitrov.


Categorias:
Compartilhe!

Notícias

Veja também!

Ops! Parece que não há nada aqui.