O projeto “Inovação para laudo de avaliação de moradias em favela”, desenvolvido pela Sondotécnica, venceu o Prêmio InovaInfra – Inovação na Engenharia e Infraestrutura 2023, realizado pela revista O Empreiteiro, que reconhece soluções inovadoras aplicadas em empreendimentos de infraestrutura. Essa é a segunda vez que a Sondotécnica ganha este reconhecimento. Em 2022, o projeto “Aplicação de GIS em Concessões Rodoviárias” também levou a premiação.
O trabalho eleito este ano foi desenvolvido em parceria com a Construtivo e a CPE Tecnologia para aprimorar o processo de elaboração dos Laudos de Avaliação de moradias a serem removidas em Paraisópolis, uma das maiores favelas da cidade de São Paulo, com o intuito de viabilizar a obra de saneamento do Córrego Antonico. Nesse laudo, é necessário que seja apresentado o levantamento das plantas, com especificação de padrão construtivo e materiais utilizados em cada uma das moradias, já que se trata do principal instrumento jurídico que embasa os valores a serem indenizados às famílias que serão removidas desses locais.
Por meio de levantamentos feitos com escâneres cinemáticos para geração de nuvens de pontos e também com aplicativo instalado em smartphone ou tablet para captura e vetorização dos elementos construídos in loco, foi possível realizar leituras rápidas e precisas das moradias localizadas nesses assentamentos de interesse social. Considerando a existência de moradias que se encontram em áreas de risco e, ainda, o necessário cuidado com as questões sociais em função da situação de vulnerabilidade de muitas das famílias que vivem nesses locais, a utilização dessas duas tecnologias traz como principais vantagens maior detalhamento dos dados internos das moradias e também maior rapidez para a realização dos serviços.
“Estamos sempre em busca de soluções inovadoras e, dessa vez, a forma que implementamos na coleta de dados de moradias a serem removidas em uma favela é a comprovação de que a tecnologia pode e deve ser utilizada para apoiar processos de redução das desigualdades sociais, possibilitando a melhoria da habitação em áreas urbanas de interesse social”, ressalta a gerente de BIM e Inovação da Sondotécnica, Stefania Dimitrov.